domingo, 17 de maio de 2009

Parte III


Abraão argumentou com D´us em nome de Israel e disse, "Enquanto houver um Templo seus pecados serão expiados, mas enquanto não houver Templo, o que eles irão se tornar?" D´us, em resposta à sua oração, garantiu-lhe que Ele tinha preparado uma oração para eles, pela qual, sempre que eles a lessem, Ele seria propiciado e iria perdoar todos os seus pecados.


Meggillah, fol. 31, col. 2.
.......

Ele foi punido através de sua posteridade a ser obrigada a servir os egípcios duzentos e dez anos, porque ele tinha pressionado os Mestres sob a sua tutela para o serviço militar na expedição tinha se comprometido a recuperar Lot que tinha sido levado em cativeiro; pelo que está escrito (Gen.XIV. 14), "Ele armou seus aprendizes ." Samuel diz que Abraão foi punido porque ele perversamente desconfiou da garantia de D´us, como está escrito (Gen. XV. 8), "como saberei que hei de herdar isso?"


Nedarim, fol. 31, col. 2.
......

Abraão foi atirado em uma fornalha ardente por Nimrod, e D´us não permitiu que Gabriel o resgatasse, mas Ele mesmo fê-lo, porque Deus é UM e Abraão era uníco, por isso convinha que o Um salvasse o único.


P'sachim, fol. 118, col. 1.
.......

O fogo no qual Abraão é dito aqui ter sido jogado pode simplesmente referir-se a sua libertação pela mão de D´us de Ur dos Caldeus; Ur significa "fogo", e era o nome de um lugar no qual se celebrava culto do fogo. O Midrash (p. 20) afirma: "Quando os ímpio Nimrod atirou Abraão no forno, Gabriel disse: 'Senhor do Universo! Permita-me livrar este santo únoc do fogo!" Mas o Senhor respondeu: 'Eu sou o Único Supremo no Meu Mundo, e ele é o supremo no seu, cabe, portanto, que o Supremo deva de resgatar o supremo ".
.......
Abraão era um gigante dos gigantes, sua altura era como a de setenta e quatro homens juntos. Sua comida, sua bebida, e (46) sua força eram na proporção de setenta e quatro homens, para um homem. Ele construiu uma cidade de ferro para a morada da sua dezessete crianças por Keturah, as paredes da qual era tão sublime que o sol nunca penetrou-lhe: Ele deu-lhes uma tigela cheia de pedras preciosas, o brilho delas supriu-lhes de luz, na ausência do sol.


Sophrim, chap. 21.
.......
Abraão nosso pai tinha uma pedra preciosa suspensa no seu pescoço, e cada pessoa doente que olhava era imediatamente curada de sua doença. Mas quando Abraão morreu, D´us pendurou a pedra sobre a esfera do sol.


Bava Bathra, fol. 16, col. 2.
.......
Até a época de Abraão, não havia algo como uma barba, mas como muitos confundiam Abraão por Isaac, e Isaac por Abraão, que pareciam tão exatamente iguais, Abraão orou a D´us para que tivesse uma barba para permitir que as pessoas distinguissem-no de seu filho, Isaac, e foi-lhe concedida, como está escrito (Gen.XXIV. 1), "E uma barba veio para Abraão quando ele estava avançado em idade".


Sanhedrin, fol. 107, col. 2.
.......
Aqui, a palavra que os tradutores da versão Inglesa tormam como "era velha", é tomada em outro dos seus significados como um cognato de barba. O Midrash é um pouco mais modesto nesta lendária afirmação. Lá, podemos ler, "Antes de Abraão, não havia uma marca especial de velhice", e que em distinção a isto "a barba foi feita para se tornar acinzentada."
.......
Quando ele morreu, todos os chefes das nações do mundo se permaneceram em uma linha e exclamaram: "Ai de todo o mundo que perdeu seu líder! Ai do navio que perdeu o seu timoneiro!"

Bava Bathra, fol. 91, col. 2.
.......
O Rabino Banna foi realizar a medida do interior e do exterior das diferentes cavernas, quando ele chegou à gruta de Machpelah ele encontrou Eliezar, servo do Abraão, na entrada, e perguntou-lhe: "O que Abraão está fazendo? " A resposta que ele recebeu foi: "Ele está dormindo nos braços de Sarah."


Ibid., fol. 58, col. 1.
.......
Abraão foi superior a Moisés, pelo que este último só é chamado por D´us de "Meu Servo" (Mal.IV. 4), e o primeiro é chamado de "Meu Amigo" (Isa.XLI. 8), dedicamos um pouco mais de espaço para mais alguns excertos de outras fontes que não a do Talmud judeu, a fim de tornar a figura de Abraão um pouco mais completa.
.......
Rabino Yochanan ben Nuri diz: - "O Santo UM -Bendito seja Ele!-Tomou Shem e separou-o para ser um sacerdote para si, que ele poderia servir diante Dele. Ele também trouxe Sua Shechinah para repousar nele, e chamou o seu nome Melchizedek, sacerdote do Altíssimo e rei de Salem. Seu irmão Japheth estudou a Lei, em sua escola, até Abraão veio e também aprendeu a Lei na escola de Shem, onde o próprio D´us instruiu Abraão, de modo que tudo que tinha aprendido a partir da boca do homem foi esquecido. Depois, veio Abraão e orou a D´us que Sua Shechinah devveria de sempre descansar na casa de Shem,o que também foi prometido a ele, como é dito (Ps. ex. 4), "Tu és um sacerdote para sempre após a ordem de Melchizedek. "


Avodath Hakkodesh, part 3, chap. 20.
.......
Sempre que Jacob estava em casa, estudava a Lei como seu pai fazia. Como é isto, ver a Lei que ainda não havia sido dada, contudo, é escrito de Abraão (Gen.XXVI. 5), "E ele guardou meus mandamentos "? Quando então que Abraão aprendeu a Lei? Rabino Shimon diz que seus rins(literalmente rins) foram feitos como dois jarros de água, desde que a lei corria para fora. Onde é que podemos saber que era assim? Do que é dito no Ps. XVI. 7, "Meus rins também me instruem, durante a noite."


Bereshith Rabba, chap. 95.
.......
Os mestres da Cabala, de abençoada memória, afirmam que o Rabino de Abraão, ou seja, professor, foi o anjo Zadkiel.


Rabbi Menachem's comment on the Pent., Exod. III. 5.
.......
O livro de Adão, que continha mistérios celestes e santa sabedoria, desceu como uma relíquia nas mãos de Abraão, e ele por meio do qual era capaz de ver a glória do seu Senhor.

Zohar Parashah Bereshith.
.......
Abraão foi o autor de um tratado sobre o tema de diversos tipos de magia e trabalhos não ortodoxos e frutos, como também do Livro da Criação, através de santos nomes (através do qual, qualquer coisa poderia ser criada).

Nishmath Chayim, chap. 29.
.......
O mundo inteiro, uma vez acreditou que as almas dos homens eram perecíveis, e que o homem não tinha preeminência acima de uma besta, até que Abraão veio e pregou a doutrina da imortalidade e da transmigração.

Ibid., fol. 171, col. 1.
.......
Um bom filho salva seu pai, do castigo do inferno, para assim chegarmos à conclusão de que nosso pai Abraão salvou Terah, como é dito no Gen. XV. 15, "E tu poderás ir ao teu pai em paz." Isto implica que D´us havia comunicado a ele a notícia que seu pai tinha uma porção do mundo vindouro e já estava "em paz" lá.

Pesikta Zotarta, fol. 3, col. 2.
.......
Antes de Abraão ser circuncidado D´us falava com ele na língua caldeia, que os anjos não deviam entender. (Isto é provado a partir de Gen.XV. 1.)

Yalkut Chadash, fol. 117.
.......
Rabino Levi disse que Abraão senta-se na porta do inferno e não permite que qualquer israelita circuncidado entre. Mas se aparecer algum que tenha pecado indevidamente, este ele (por um indescritível artifício) faz se tornar incircuncisado e permite passar sem remorços para a região de tormento, e é isso que é dito no Ps.LV. 20, " Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança.."


Yalkut Shimoni, fol. 33, col. 2, sec. 18.
.......
Abraão foi circuncidado no Dia da Expiação, e D´us obsserva esse dia anualmente pelo sangue do pacto da cisrcuncisão de nosso pai Abraão como expiatório para todas as nossas iniqüidades, como é dito no Lev.XVI. 30, "Porque, nesse dia ele deve fazer uma expiação por ti, para purificar-te de todos os seus pecados."


Yalkut Chadash, fol. 121, col. 1, sec. 3.
.......
"E isto veio a ocorrer quando Abrão foi que, quando entrou no Egipto" (Gen. XII. 14). E onde estava a Sarah? Ele confinou-a em uma caixa, na qual ele a fechou, com medo de que qualquer um olhasse a sua beleza. Quando ele veio para a recepção de costume, lhe foi mandado que abrisse a caixa, mas desceu, e ofereceu o pagamento do imposto. Os funcionários disseram, "Tu carregas vestuário;" e ele ofereceu o pagamento em vestuaários. "Porém, é ouro tu carregas;" e ele ofereceu o tributo estabelecido em ouro. Então eles disseram, "São finas sedas, possivelmente pérolas,que tu escondes;" e ele ofereceu o tributo em tais artigos. Pelo que os oficiais egípcios insistiram, e ele abriu a caixa. E quando ele o fez, toda a terra do Egito foi iluminada por sua beleza.


Bereshith Rabba, chap. 40.
.......
A questão que pode ser naturalmente perguntada é porquê Abraão escondeu sua esposa do olhar dos outros depois, mas não antes. A resposta deve ser deduzido da seguinte dupla prestação de Gen.XII. 11:- "Eis agora eu sei que tu és uma mulher bonita." Como se a dizer: "Normalmente, as pessoas perdem a sua boa aparência, em uma longa viagem, mas tu és tão bonita como sempre." A segunda explicação é a seguinte:- Abraão era tão piedosamente modesto que, em toda a sua vida ele nunca olhou uma mulher no rosto, a sua própria mulher não era excessão. Quando ele foi ao Egipto e estava atravessando a água, ele viu nela o reflexo de seu rosto, e foi então que ele exclamou: "Eis agora eu sei que tu és uma mulher bonita." Como os egípcios eram morenos, Abraão de uma vez percebeu a magnitude do perigo e, portanto, o seu cuidado de ocultar a sua beleza em um baú.

Zeenah Ureenah (1877 in Russia), fol. 28, col. 1.
.......
Quando Abraão chegou à gruta de Machpelah para enterrar Sarah, Adão e Eva se evergonharam de seu túmulo e protestaram contra a sua condução dela para o pó naquele recinto. "Pelo que", disse, "nós estamos sempre envergonhados na presença do Santo UM-Bendito seja Ele!-Por conta do pecado que cometemos, e agora tu Vens para adicionar à nossa vergonha pelo contraste das boas obras que vocês dois fizeram. " Sob a garantia de Abraão de que ele iria interceder a D´us em seus nomes para que não tivessem de suportar a vergonha todo o tempo, Adão imediatamente se retirou para o seu sepulcro, mas como Eva continuava indisposta a fazê-lo, Abraão levou-a pela mão de volta ao lado de Adão, e então ele enterrou Sarah.


Yalkut Chadash, fol. 14, col. 3, sec. 68.
.......
O pai de Abraão, Terah, foi tanto um idólatra, quanto um fabricante de ídolos, e um comerciante disto. Uma vez, quando estava ocupado em outras coisas Terah deixou seu filho, Abraão para atender ao seu negócio. Quando um cliente entrou para comprar um ídolo, Abraão lhe perguntou: "Quantos anos tens?" "Em verdade, muitos anos", foi a pronta resposta. "O que?", exclamou Abraão, "é possível que um homem de tantos anos, precise adorar a um objeto de um só dia?" O cliente, ficando envergonhado de si mesmo, foi embora; (50) e assim fizeram todos os outros clientes, que sofreram uma inquisição semelhante. Uma vez uma mulher velha trouxe uma medida de farinha fina e queria apresentá-la como uma oferenda aos deuses. Isto enfureceu tanto a Abraão que ele pessoalamente teve de quebrar todas as imagens, exceto a maior, em cujas mãos ele fixou o bastão. Quando seu pai veio e questionou-lhe sobre a destruição dos deuses, ele respondeu: "Uma velha mulher colocou uma oferta de farinha, diante deles,o que imediatamente causou discórdia entre eles, cada um estava mais faminto do que o outro, no entanto o maior deus matou todo o resto com este bastão que tu vês que agora ele ainda detém em suas mãos." Superstição, especialmente quando combinada com motivos mercenários, não conhece nem razão nem afeição humana, pois o pai de Abraão entregou seu filho para a inquisição de Nimrod, que o jogou na fornalha ardente, como registrado em outra parte desta Miscelânia. Este é um fato histórico, de verdade de que todo o mundo ortodoxo judaico é testemunha, e é solenemente registado no Shalsheleth Hakkabalah Fol. 2, col 1.
.......
Existem três graças: "A graça de um lugar aos olhos dos seus habitantes; a graça de uma mulher nos olhos de seu marido; a graça de uma compra, aos olhos do comprador.


Soteh, fol. 47, col. 1.
.......
Um homem deve dividir seu capital em três partes, e investir um terço em terras, empregar um terço em mercadorias, e reservar um terço em dinheiro pronto.


Bava Metzia, fol. 42, col. 1.
.......
Todos os que vão para o inferno devem subir novamente, exceto estes três:-Quem comete adultério; quem envergonha outro em público, e quem dá a outro um nome mal.


Ibid., fol. 58, col. 2.
.......
Estes três se queixam, mas não há um que simpatiza com eles: “Aquele que empresta dinheiro sem testemunhas, aquele que compra para si mesmo um mestre, e aquele que é dominado por sua esposa”.


Ibid., fol. 75, col. 2.
......
Há três coisas em que permanecem no mundo:- A lei, o serviço do Templo, e a benevolência.

Avoth, chap. 1.
.......
Se três comem em uma mesa e não conversam em conjunto, sobre a Lei do Senhor, é como se eles comessem de sacrifícios para os mortos, mas, se eles fizerem o oposto, é como se eles participassem da mesa do próprio Mobiliário do Senhor, enquanto eles se sentarem ante carne, enquanto eles falarem de santos preceitos.


Avoth, chap. 3.
.......
Existem três coroas: “A coroa da lei, a coroa do sacerdócio, e a coroa da realeza, mas a coroa de um bom nome supera todas elas”.


Ibid., chap. 4.
.......
Aquele, que possui estas três virtudes é um discípulo de nosso pai Abraão, e aquele quem possuem os três vícios opostos é um filho de Balaão o ímpio. Os discípulos de nosso pai Abraão têm um olho gentil, um espírito leal, e um mente humilde. Os discípulos de Balaão o ímpio têm um mau olhado, um espírito orgulhoso, e uma alma ávida.


Ibid., chap. 5.
.......
Três coisas que se diz respeito dos filhos dos homens: “Quem dá esmola traz uma bênção sobre si mesmo, aquele que empresta faz o melhor, aquele que dá metade do que ele tem faz o melhor de todos”.

Avoth d'Rab. Nathan, chap. 41.
.......
Existem três classes de discípulos, entre eles três graus de valor: “Aquele que senta nas primeiras fileiras e responde quando perguntado aquele pergunta, mas que não responde nas fileiras próximas, e aquele que nem pergunta nem responde e senta nas fileiras mais baixas de todas”.

Ibid.
.......
Por estes três D´us chora todos os dias:-Por aquele que é capaz de estudar a Lei, mas negligencia; por auqele que a estuda em meio as dificuldades pesadas de transpor, e pelo governante que se comporta arrogantemente para com a comunidade que ele deveria proteger.

Chaggigah, fol. 5, col. 2.
.......
Rabino Yochanan diz que existem três chaves nas mãos do Santo UM!-Bendito seja Ele!-Que ele nunca delega sob a responsabilidade de um mensageiro, e são estas :-( 1.) A chave de chuva, (2. ) a chave da vida, e (3.) a chave de ressuscitar os mortos. A chave de chuva, pois está escrito (Deut.XXVIII. 12), "O Senhor deve abrir-te Seu bom tesouro, o céu para dar a chuva (52)em tuas terras na época adequada," a chave da vida, como está escrito (Gen.XXX. 22), "D´us a ouviu, e abriu seu ventre," a chave de ressuscitar os mortos, pois está escrito (Ezek.XXXVII. 13), "Quando eu abrir os seus túmulos, e vos trouxer para fora de suas sepulturas, e colocar o meu espírito em vós, vós sereis vivos ", etc


Taanith, fol. 2, cols, 1, 2.
.......
Um discípulo de um sábio, que faz pouco da lavagem das mãos é desprezível, mas é mais desprezível aquele que ele começa a comer antes de seu hóspede; mais desprezível é aquele hóspede que convida um outro hóspede, e ainda mais desprezível é aquele que começa a comer antes de um discípulo de um sábio; e mais desprezível, antes que todos estes três juntos é aquele convidado que constrange outro convidado.

Derech Eretz Zuta, chap. VIII.
.......
Um rolo da Lei que tem dois erros em uma coluna deve ser corrigido, mas se houver três, deve ser afastado totalmente.


Menachoth, fol. 29, col. 2.
.......
O lobo, o leão, o urso, o leopardo, o leopardo, o elefante, e o gato do mar, cada um suportará três anos.

Ibid.
.......
Rav Yehudah diz, em nome de Rav, "O açougueiro é obrigado a ter três facas, uma para abater, uma para desmanchar a carcaça, e uma para extrair o sebo.O sebo é tão ilegal entre os alimentos como carne suína."


Chullin, fol. 8, col. 2.
.......
Três classes de anjos ministrantes elevam uma canção de louvor a cada dia. Uma classe diz, Santo! a segunda responde, Santo! E a terceira continua, Santo é o Senhor dos exércitos! Mas, na presença do Santo UM - Bendito seja Ele!- Israel é mais amado do que os anjos ministrantes; por Israel recita a canção a cada hora, enquanto os anjos ministrantes a repetem apenas uma vez por dia, alguns dizem, uma vez por semana, outros uma vez um mês, outros uma vez por ano, outros uma vez em sete anos, outros uma vez em um jubileu, e outros apenas uma vez na eternidade. Novamente, Israel menciona o nome depois de duas palavras, como é dito (Deut. VI. 4), "Escuta Israel, Y-e-h-o-v-a-h", mas os anjos ministrantes não mencionam o nome até ao fim de três, como está escrito (Isa. VI . 3), "Santo! Santo! Santo! Y-e-h-o-v-a-h Zebaoth". Além disso, os anjos ministrantes (53) não começam a canção até que Israel tenha começado, por que é dito (Job XXXVIII. 7), "Quando as estrelas da manhã cantaram juntas, então todos os filhos de D´us gritaram de alegria ".

Chullin, fol. 91, col. 2.
.......
Os Rabinos tem ensinado, um homem não deve vender a seu vizinho sapatos fabricados a partir do couro de uma besta que tenha morrido de doença, como se fosse de uma besta, que tenha sido abatida no matadouro, por duas razões: primeiro, porque ele o engana (a pele de um animal que morre por si só não é tão durável como a pele de um animal abatido), em segundo lugar, porque há perigo (pois uma besta que morreu por si, pode ter sido picada por uma serpente, e o veneno remanescentes na pele pode ser fatal para o usuário de sapatos feitos com o couro). Um homem não deve enviar o seu vizinho um barril de vinho com óleo flutuando sobre a superfície, por isso aconteceu uma vez que um homem o fez, e o destinatário convidou os amigos para uma festa, nos preparativos o óleo era um dos ingredientes principais, mas quando os convidados estavam reunidos, notou-se que o barril continha vinho, e não o óleo, e uma vez que o anfitrião não tinha mais nada para preparar uma festa digna, ele saiu e cometeu suicídio. Nem hóspedes devem dar nada do que lhes foi destinado para o filho ou filha de seu anfitrião, a menos que o próprio anfitrião lhe dê licença para fazê-lo; uma vez aconteceu durante um período de escassez que um homem convidou três de seus amigos para jantar, e ele não tinha nada, a não ser três ovos para colocar diante deles. Entretanto, quando os convidados estavam sentados a mesa, o filho do anfitrião entrou na sala, e um primeiro dos convidados deu-lhe sua parte e, em seguida, os outros dois seguiram o seu exemplo. Pouco tempo depois ele veio , e viu a criança com a boca e as mãos cheias, ele jogou-o no chão, de modo que ele morreu no hora. A mãe, vendo isso,se atirou de cabeça para baixo do topo da casa, o pai e seguiu seu exemplo. Assim o rabino Eliezar ben Yacob disse, "Pereceram neste caso três almas de Israel."


Ibid., fol. 94, col. 1.
.......
Uma vez que o Governo romano emitiu um decreto que os israelitas não deveriam observar o sábado nem circuncidar (54) seus filhos. Então,Reuben o filho de Istrubli cortou o seu cabelo como um Gentio, e foi entre os senadores romanos e deu-lhes um sábio conselho. "Se alguém", disse ele, "tem um inimigo, ele deseja que ele seja pobre ou rico?" "Que seja pobre", foi a resposta. "Então", argumentou, "ele não vai ser mais pobre se vocês o proibirem de trabalhar no Sábado?" "É bem dito," observaram os senadores, e que ao mesmo tempo aboliram o decreto a respeito do Sábado. Novamente ele perguntou: "Se alguém tem um inimigo, ele deseja que ele seja fraco ou forte?" "Porque? Fraco, com certeza", foi a resposta inevitável. "Então", disse ele, "deixem que os judeus circuncidem seus filhos, depois eles ficarão mais fracos." "O argumento é bom", disseram, e o decreto contra a circuncisão foi anulado. Novamente ele perguntou: "Se alguém tem um inimigo, que ele deseja que ele aumente ou diminua?" "Que diminuia, naturalmente," disseram que eles. Em resposta ao seu argumento o decreto contra a catamenia[evitar mulheres mestruadas] foi abolida em conformidade. Quando, porém, eles descobriram que ele era um judeu, re-promulgaram os decretos tinham cancelado. Após este ocorrido surgiu que se deve ir a Roma em recurso contra esses decretos. Foi decidido que o rabino Shimon ben Yochai, que foi reputado como experiente em milagres, deve ir, acompanhado pelo rabino ELAZAR, o filho do Rabino Yossi .... Quando eles chegaram, uma questão foi proposta para eles ", Como se prova que o sangue de um réptil é impuro?" o rabino ELAZAR respondeu de imediato, e citou Lev.II. 29. "E estes são impuros para vós." Rabino Shimon lhes disse, "Através da expressão de desprezo tu reconhecerás um discípulo do sábio! O filho nunca deve retornar ao seu pai!" por ele estar a ensinar a Halachah em sua presença e, e ele condenou-o à morte. (Ver Berachoth, fol. 31, col. 2). Então, Ben Temalion (um espírto malígno ou imp) veio, e cumprimentando-o, disse: "Não desejas que eu o acompanhe?" Rabino Shimon chorou e disse: "Ai! O principal dos meus antepassados (Abraão) foi assistido por três anjos, e eu não tenho um para assistir-me! No entanto, deixa um milagre ser operado para nós de qualquer forma." Então o espírito maligno entrou na filha do Imperador e, quando o rabino foi chamado (55) para curar a princesa, ele exorcisou o espírito, dizendo, "Sai, Ben Temalion! Ben Temalion, parta!" e a deixou o espírito do mal. De forma a recompensar os rabinos foi ordenado a pedir que qualquer favor, e tomar do Tesouro imperial que eles pudessem escolher o que parecesse bom para eles. Vendo lá o edital contra Israel, ele o escolheu, e rasgou-lo em pedaços.


Meyilah, fol. 17, col. 1, 2.
.......
No momento em que o sumo sacerdote entra para o culto, três assintentes tem de segurar ele, um pelo lado direito, e outro pelo esquerdo, enquanto o terceiro levanta as gemas que são juntadas sobre o robe de sua vestimenta pontifícia.

Tamid, chap. 7; Mishna, 1.
.......
"Uma vez, quando um coveiro", diz Abba Shaul, como os rabinos dizem, "perseguiu uma ova que tinha entrado num osso da canela de um homem morto, e embora eu tenha corrido três milhas atrás dela, eu não poderia ultrapassar-la, nem chegar ao final do osso. Quando voltei, foi-me dito que era um osso de Og, rei de Bashan. "


Niddah, fol. 24, col. 2.
.......
Os Rabinos tem ensinado que, durante os primeiros três meses (de gravidez), a criança encontra-se na parte inferior (do útero), durante os próximos três que ocupa a parte central, e durante os últimos três, é na parte superior, e que quando chega a hora do parto, ela vira primeiro, e isso causa as dores do parto.Também ensinaram que as dores causadas por uma criança do sexo feminino são maiores do que os causadas por um indivíduo do sexo masculino. Rabino ELAZAR disse, "Que Escritura há para isso?" Quando eu fui feito em segredo e fui entrelaçado em conjunto, nas partes mais baixas da terra "(Ps.CXXXIX. 15). Não disse, 'Eu permaneci', mas , "Eu fui entrelaçado em conjunto ". Porque a diferença? Porque é que as dores causadas por uma garota são maiores do que a causada por um rapaz? "

Ibid., fol. 31, col. 1.
.......
Os Rabinos ensinam, que há três que têm uma quota de um homem, D´us, seu pai e sua mãe.A parte que vem do pai é constituída por tudo o que estiver em branco - os ossos, as veias, as unhas, o cérebro e, o branco do olho. A parte que vem da mãe é constituída por tudo o que está em vermelho- a pele, a carne, os cabelos, e da parte preta do olho.A parte que vem de D´us consiste na respiração, na alma, na fisionomia, (56) na visão, na audição,na fala,na força motriz, no conhecimento, na compreensão e na sabedoria. E quando chega a hora que o homem deve afastar-se do mundo, D´us retira a sua parte, e deixa as que pertencem ao pai e mãe. Rav Pappa diz, "Este é o significado do provérbio," sacudir o sal e deitar a carne para os cães. "

Niddah, fol. 31. col. 1.
.......
A nota explicativa de Rashi é esta: "sacudir o sal da carne e e deixála para ser servida exclusivamente aos cães. A alma é o sal que preserva o corpo, quando ela sai, o corpo se putrefaz".
.......
Quatro coisas que exigem coragem para o cumprimento: "A Lei, as boas obras,a oração e os deveres sociais. Respeitar a Lei e as boas obras conforme está escrito (Josh. I. 7), "Sê tu uma forte e firme,para que tu possas observar para cumprir toda a Lei;", na qual a palavra "forte" remete para a lei, e a palavra "firme" para as boas obras. Da oração conforme está escrito, " Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR." (Ps.XXVII. 14). No que diz respeito aos direitos sociais está escrito (2 Sam. X. 2), " Esforça-te, pois, e esforcemo-nos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso D´us;."


Berachoth, fol. 32, col. 2.
.......
Há quatro sinais que dizem contos: hidropsia -é um sinal de pecado; icterícia é um sinal de ódio sem causa, a pobreza é um sinal de orgulho, e amigdalite é um sinal de difamação.

Shabbath, fol. 33, col. 1.
.......
“A Mamre, até à cidade de Arbah,” ou seja, quatro (Gen.XXXV. 27). Rabino Isaac chama a cidade de quatro casais, ou seja, Adão e Eva, Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó e Lea. Estes quatro casais foram enterrados em Mamre, era, portanto, chamada de "a cidade dos quatro".

Eiruvin, fol. 53, col. 1.
.......
O sol faz quatro circuitos trimestrais. Em abril, maio e junho, ou seja, Nisan, Iyar, Sivan, o seu circuito está entre as montanhas, a fim de dissolver a neve, em julho, agosto e setembro, ou seja, Tamuz, Ab, e Ellul, o seu circuito está sobre as partes habitadas do planeta, a fim de amadurecer os frutos, em outubro, novembro e dezembro, ou seja, Tishri, Marcheshvan e Kislev, o circuito é ao longo dos mares, para a evaporação das águas, em janeiro, fevereiro, (57) e março, ou seja, Tebeth, Shebat, e Adar, o circuito é ao longo dos desertos, a fim de proteger as sementes semeadas de serem queimadas.


Psachim, fol. 94, col. 2.
.......
Quatro pessoas são intoleráveis: "Um pobre homem que se orgulha, um homem rico, que é um mentiroso, um velho homem que é pervertido, e um administrador que se comporta arrogantemente para uma comunidade pela qual ele não fez nada. A estes juntam-se aquele que se divorciou da sua esposa uma ou duas vezes e casou com ela novamente.

Ibid., fol. 113, col. 2.
.......
Quatro coisas cancelam os decretos do Céu:- Caridade, oração, mudança de nome, e reforma de conduta. Caridade, como está escrito (Prov. X. 2), "Mas a caridade (mais correctamente, retidão) liberta da morte." Oração como está escrito (Ps. CVII. 6). " E clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.." Mudança de nome, como é dito (Gen. XVII. 15, 16), "Quanto à Sarai tua mulher, tu não deves chamá-la pelo seu nome de Sarai, mas Sara será o seu nome." E após esta mudança de nome está escrito: "E eu vou abençoá-la, e dar-te um filho dela." Reforma de conduta, como está escrito (Jonah.III. 10), "E D´us viu as suas obras", e "Deus arrependeu do mal", etc Alguns dizem também mudar de residência tem o efeito de voltar atrás no decreto do Céu (Gen. XII. 1), "E disse o Senhor a Abrão, saia do teu país," e então Ele disse, "Eu farei de ti uma grande nação".


Rosh Hashanah, fol. 16, col. 2.
.......
Quatro coisas que causam um eclipse do sol:-Quando um magistrado chefe morre e não tem um luto com a devida lamentação; quando uma noiva donzela apela para a ajuda e ninguém vem ao resgate, quando as pessoas cometem o pecado de Sodoma e Gomorra ; e quando irmão assassina o irmão.


Succah, fol. 29, col. 1.
.......
Quatro coisas que causam um eclipse entre os luminaries do céu: A redação de documentos falsos; o rolamento falso testemunho; a criação de pequenos animais, como ovinos e caprinos, na terra de Israel, e o corte de árvores frutíferas.


Ibid., fol. 29, col. 1.
.......
Existem quatro coisas que D´us se arrependeu de ter criado:-O Cativeiro, os caldeus, o Ismaelitas, e a (58) paixão malígna no homem. O cativeiro, como está escrito (Isa.LII. 5), " E agora, que tenho eu que fazer aqui, diz o SENHOR, pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão?" etc Os caldeus, como está escrito (Isa.XXIII. 13), "Eis a terra dos caldeus, ainda este povo não era povo." O Ismaelitas, como está escrito (Job XII. 6), " As tendas dos ladrões têm descanso, e os que provocam a D´us estão seguros; nas suas mãos D´us lhes põe tudo.." A paixão malígna, como está escrito (Miquéias IV. 6), " e a que eu tinha maltratado."


Succah, fol. 52, col. 2.
.......
Houve quatro belas mulheres em todo o mundo:- Sarah, Abigail, Rahab, e Esther.


Meggillah, fol. 15, col. 1.
.......
Tosephoth pergunta, "Porque não foi Eva numerada entre estas belezas, uma vez que mesmo Sarah, em comparação com Eva, era um macaco, em comparação com um homem?" A resposta é, "Somente as nascidas de mulher estão aqui enumeradas."
.......
Em seguida. 13, col. I, do mesmo tratado a partir da qual o acima é citado , somos informados por Ben Azai que Esther era como a árvore de murta, nem alta nem baixa, mas de tamanho médio. Rabino Yehoshua ben Korcha afirma que a tez de Esther era de uma cor amarela dourada.
.......
Uma taça de vinho é bom para uma mulher, duas são vergonhosas, três desmoralizam, quatro são brutais.


Kethuboth, fol. 65, col. 1.
.......
Aquele, que atravessa quatro cúbitos na terra de Israel tem a certeza da vida eterna.


Ibid., fol. III, col. 1.
.......
Caminhar quatro cúbitos sem abaixar a cabeça é uma ofensa para o Céu, pois está escrito (Isa.VI. 3), "Toda a terra está cheia da Sua glória."


Kiddushin, fol. 31, col. 1.
.......
Há quatro, que são contabilizados como mortos:-O pobre, o leproso, o cego, e quem não tem crianças do sexo masculino.


Nedarin, fol. 64, col. 2.
.......
Quatro coisas que marcam os caracteres dos homens: "Aquele que diz o que é meu é meu, e aquilo que é teu é teu, é, segundo alguns, um homem moderado, mas, de acordo com outros, uma criança de Sodoma; quem diz o quê é meu é teu, e o que é teu é meu, é um homem ignorante, quem diz o que é meu é teu e qual é o teu próprio também é teu, (59) é um homem piedoso, aquele que diz meu e teu são ambos meus, é um homem malvado.


Avoth, chap. 5, sec. 16.
.......
Existem quatro tipos de homens, de acordo com seus graus de passionamentos:- Quem é facilmente provocado e facilmente pacificados, e quem perde mais do que ele ganha, quem é difícil irritar e tão difícil para apaziguar, e quem ganha mais que ele perde, aquele que não é facilmente provocado, mas facilmente pacificado, é um homem piedoso, aquele que é provocado facilmente e com dificuldade apaziguado, é um homem malvado.


Ibid., chap. 5, sec. 19.
.......
Existem quatro classes de homens que dão esmolas, e eles são, portanto, distintos: "Aquele que está disposto a dar, mas não quer que os outros o façam, ele tem um mau olhado para outros; aquele que deseja que os outros dêem, mas não o faz sozinho, ele tem um mal olho para si mesmo; aquele que dá, e induz os outros a dar, ele é piedoso; aquele que não dá, nem pretende dar aos outros ele é malvado

Avoth, chap 5, sec. 19.
.......
Existem quatro marcas que diferem um discípulo do outro:-Um aprende e não ensina, uma ensina e não aprende, um aprende e ensina e um nem aprende nem ensina.


Avoth d'Rab. Nathan, chap. 29.
.......
Quatro coisas, se forem mantidas em vista e gravemente ponderadas, dissuadem do pecado: "Que um homem considere de onde ele vem, para aonde ele vai, quem será o juiz, e qual futuro irá passar."


Derech Eretz, chap. 3.
.......
Qual é o significado do que está escrito (Ps.LXXXVII. 2), "O Senhor ama as portas de Sião mais do que todas as habitações de Jacó?" A resposta é, O Senhor ama as portas que estão marcadas com o Halachah mais do que as sinagogas e as escolas, e isto concorda com o que Rabino Cheeya bar Ami disse, em nome de Ulla, que desde a destruição do Templo mais nada manteve-se para D´us em Seu mundo, além de quatro cúbitos da Halachah.


Berachoth, fol. 8, col. 1.
.......
Quem anda quatro cubitos marchando com um orgulho resoluto é como se ele desdenhasse com sua cabeça ensoberbecida dos pés do Shechinah; pois está escrito (Isa. VI. 3), "Toda a terra está cheia da Sua glória."


Ibid., fol. 43, col. 2.
.......
Quatro tem a obrigação de render graças a D´us:- Aqueles que regressam de uma viagem no mar (Ps. CVII. 23, 24, 31);aqueles que viajaram no deserto (versos 4-8); aqueles que têm recuperado de uma grave doença (versículos 17-21), e aqueles que foram libertados da prisão (versos 10/15).


Berachoth, fol. 54, col. 2.
.......
Se alguém não caminha, quatro cubitos, antes de adormecer depois de uma refeição, o que ele tem comido, sendo indigesto, provoca grosseria de ar.

Shabbath, fol. 41, col. 1.
.......
Quatro morreram em consequência da sedução da serpente: "Benjamin, o filho de Jacó; Amram, pai de Moisés; Jesse, o pai de David, e Chileab, o filho de David.


Ibid., fol. 55, col. 2.
.......
Estes quatro são contados por terem morrido por conta do pecado original, e não apenas por causa da transgressão real, o que, diz Rashi, que eles nunca cometeram.
.......
O viajante que é ultrapassado pela chegada da véspera do Shabat, antes de ter completado a sua viagem, deve entregar a sua bolsa para uma Gentio carrregar, e caso não haja Gentio a disposição, deixe-a acondicionada em seu burro. Logo que a estalalagem mais próxima for alcançada, as cargas que podem ser removidas no sábado devem então ser removidos e, em seguida, os fios devem ser afrouxadas de modo que a carga possa escorregar por si mesma.


Ibid., fol. 153, col. 1.
.......
Aqui o Gemara muito amavelmente anexa uma orientação quanto à eliminação da bolsa, no caso,de acontecer do viajante estar a pé e não têm Gentio carregador. Ele pode cuidar por si próprio, desde que ele e deposite a carga no chão, durante, pelo menos,a uma distância de quatro cubitos.
.......
Um Mestre é obrigado a ensaiar uma lição ao seu aluno quatro vezes

Eiruvin, fol. 54, col. 2.
.......
Infeliz do poder, que prepara um túmulo para o seu possuidor, pois não há um profeta que não tenha em sua vida testemunhado a decadência de quatro reis, como é dito (Isa. I. 1), "A visão de Isaías ... nos dias de Uzziah, Jotham, Ahaz, e Hezekiah, reis de Judá "(ver também Oséias i. 1).

P'sachim, fol. 87, col. 2.
.......
Depois Rav Pappa e Rav Hunnah participaram juntos de uma refeição comum, e como este último só comia um pedaço do primeiro ele comeu quatro. Após isto, quando Rav Hunnah e Ravina comeram juntos, este devorou oito porções, contra um do outro, sobre o que Rav Hunnah jacosamente comentou, "Uma centena de (Rav) Pappas para um Ravina".


P'sachim, fol. 89, col. 2.
.......
Nenhum alimento pode ser comido na véspera da Páscoa,até a hora da oferenda do sacrifício noturno (em ordem, ou seja, a abstinência pode excitar o apetite para o Matsoth). Mesmo os mais pobres em Israel não podem quebrar a sua abstinência até a hora da reclinação, nem é ele deve participar de menos de quatro copos de vinho, embora ele seja tão pobre que tenha de subsistir no mingau doado pela caridade pública.


Ibid., fol. 99, col. 2.
.......
Existem quatro coisas a fazer pelas quais o homem cria juízo sobre a sua própria cabeça:- Se ele por sua vez, ficar entre uma parede e uma tamareira; se ficar entre duas tamareiras; se ele beber água emprestada, e se ele passar por toda a água derramada, que mesmo a sua própria esposa pode ter jogado fora. (Todas estas ações, diz Rashi, são obrigados a aborrecer os mal gênios.)


Ibid., fol. 111, col. 1.
.......
Quatro preceitos fez nosso santo Rabino (Yehudah Hakadosh) exortar aos seus filhos:-Não é para escolher Shechentzia como uma residência, pois escarnecedores residiram lá; não utilizar o leito de uma odalisca síria; não se furtar ao pagamento dos encargos fiscais, com medo de que o colector confisque todos os seus bens; não enfrentar um boi, quando ele veio para cima (furioso) com o bastão, pois Satan se diverte entre seus chifres.


P'sachim, fol. 112, col. 2.
.......
Qual dos quatro na questão do carro na visão de Ezequiel era mais importante? O que está acima, o que está por baixo, o que está a frente, ou o que está por trás? Era melhor para ele se nunca tivesse nascido.

Chaggigah, fol. 11, col. 2.
.......
O trabalho ou assunto da carruagem, o termo rabínico para a visão de Ezequiel, está entre os Arcanos Judaicos, que não devem ser contados salvo para os iniciados.
.......
Quatro homens entraram Paraíso, estes são os seus nomes: Ben-Azai, Ben Zoma, Acher, e Rabi Akiva. Rabino (62) Akiva assim alertou seus companheiros: "Quando vocês encontrarem pavimentos de mármore lúcido, não gritem" Água! Água! " pois é dito (Ps.CI. 7), O que usa de engano não ficará na minha presença. "Ben Azai olhou e morreu. Sobre ele a Escritura diz(Ps.CXVI. 15)," preciosos a vista do Senhor é a morte dos seus santos. " Ben Zoma olhou e perdeu a razão; dele diz a Escritura (Prov.XXV. 16), " Achaste mel? come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar." Acher tombou ao solo. Apenas Akiva partiu em paz.


Chaggigah, fol. 14, col. 2.
.......
Rashi explica isto ao dizer que estes homens subiram aos céus, mas muito mais racionalmente Maimonides ensina que o Paraíso ou jardim aqui é apenas o retiro de profunda meditação filosófica. Estas cinco intuições eram ;-( 1.) Para saber que existe um D´us, (2.) Para ignorar todos os outros fora d'Ele; (3.) Para sentir a Sua unidade; (4.) Amar a Sua pessoa, e (5 .) em repouso no temor de Sua Majestade (ver Vad Hachaz, chap. 4, sec. 19). Ataravés de profundo pensamento nestas questões foi dito pelos Rabinos como alcançar o jardim.
.......
Quatro vezes por ano no mundo é sujeito a um julgamento divino:-Na Páscoa, o que é decisivo dos frutos do campo, no Pentecostes, que é determinante dos frutos do jardim, na festa de Tabernaculos, que é decisiva em relação à chuva, no Dia de ano novo, quando todos em todo o mundo passam diante do Senhor como ovelhas, como é dito (Ps.XXXIII. 15), " Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras. "


Rosh Hashanah, fol. 16, col. 1.
.......
Existem quatro variedades de cedro:-Erez, Karthom, ETZ-Shemen, e Berosh.

Ibid., fol. 23, col. 1.
.......
Ben Kamzar não ensina a arte da escrita, e, no entanto, é relatado que ele poderia, ao tomar quatro penas entre seus dedos, escrever uma palavra de quatro letras de uma vez.


Yoma, fol. 38, col. 2.
.......
Existem quatro tipos de codornas: -Sichli, Kibli, Pisyoni, e as codornas comuns. As primeiras eram de uma qualidade superior, e a última de inferior.


Ibid., fol. 75, col. 2.
.......
Um homem pode obter perdão após a terceira infração, mas se ele repetir a ofensa a quarta vez, ele não é (63) perdoado novamente, pois é dito (Amos II. 4), "Por três transgressões de Judá, e pela quarta , não vou voltar atrás no seu castigo; "e novamente (Job XXXIII. 29)," Em verdade, todas estas obras D´us age duas ou três vezes "(e não indefere quatro vezes)", com o homem para trazer de volta a sua alma da perdição. "

Yoma, fol. 86, col. 2.
.......
Por quatro razões que os bens passam das mãos do avarento: "Porque eles se atrasam em pagar os salários de seus funcionários contratados; porque negligenciam totalmente seu bem-estar, porque mudam o jugo de si mesmos e passam a carga sobre os seus vizinhos, e por causa do orgulho, que é por si só, tão ruim quanto o resto todo junto, dos mansos está escrito (Ps.XXXVII. n), "Os mansos devem herdar a terra."


Succah, fol. 29, col. 2.
.......
"E o Senhor me mostrou quatro carpinteiros" (Zech.I, 20). Quem são estes quatro carpinteiros? Rav Gana bar Bizna diz que rabino Shimon Chassida disse que eles eram o Messias, filho de Davi, o Messias filho de José, Elias, e o Sacerdote da Justiça.


Ibid., fol. 52, col. 2.
.......
Nenhuma Sinagoga pode ser vendida salvo na condição de poder ser resgatda pela compra. Estas são as palavras do rabino Meir, mas os sábios dizem que só podem ser vendidas de forma incondicional, salvo em casos especiais, estes quatro: que ela não pode ser transformada em uma casa de banho, num curtume, numa casa de lavar, ou numa lavanderia.


Meggillah, fol. 27, col. 2.
.......
Rabino Yochanan ben Zach foi perguntado uma vez por seus discípulos como ele tinha atingido essa idade. "Nenhuma vez", disse ele, "na minha vida tenho agido sem reverência quatro cubitos dentro de um local onde é oferecida a oração, nunca chamei uma pessoa por um nome ímpio, nem eu nunca falhei em santificar o sábado sobre um copo de vinho. Uma vez a minha mãe idosa vendeu seu chapéu para comprar o vinho de consagração para mim. "


Ibid., fol. 27, col. 2.
.......
Quando um sábio se aproxima, deve-se levantar antes que ele esteja a quatro cúbitos de distância, e permanecem de pé até que ele tenha ido slém da vista. Quando um magistrado está preste a passar, tem de se levantar logo que ele vem à vista, (64) e não retomar o banco até que ele tenha passado quatro cúbitos. Quando um príncipe passa, tem de ficar de pé sempre que ele está a vista, e não sentar-se novamente até que o próprio príncipe esteja sentado, pois é dito (Exod.XXXIII, 8), "Todas as pessoas se levantaram,... e olharam Moisés até que ele tinha ido para o tabernáculo. "

Kiddushin, fol. 33, col. 2.
.......
Quando o Nero veio para a Terra Santa, ele tentou a sua fortuna por belomancia assim: "Ele disparou uma flecha leste, e ela caiu sobre Jerusalém, ele atirou suas flechas para os quatro pontos da bússola, e cada vez caíam sobre Jerusalém. Após isto ele reconheceu um garoto judeu, e ele disse, "Repita o texto para mim tu aprendeu hoje." O menino repetiu, "vou definir a minha vingança sobre Edom (ou seja, Roma) pela mão do meu povo Israel" (Ezek.XXV. 14). Nero então disse, "O Santo UM -bendito seja Ele!- Determinou destruir o Seu Templo e então vingar-se ao agente por quem a sua ruína é forjado". Então o Nero fugiu e se tornou um prosélito judeu e rabino Meir é de seu tipo.

Gittin, fol. 56, col. 1.
.......
Aqueles cujo banquete é acompanhado com quatro tipos de instrumentos de música trazem cinco calamidades no mundo, como é dito (Isa.V 11/15), "Ai daqueles que se levantam de manhã cedo, e seguem a bebedice, e prosseguirá até tarde da noite, até que o vinho os esquente. E a harpa e o saltério, pandeiro e flauta, e do vinho há nos seus banquetes ".


Soteh, fol. 48, col. 1.
.......
Deixe ele carregar a carga, e cada vez que ele avança menos de quatro cubitos a frente.


Shabbath, fol. 153, cols, 1, 2.
.......
Rav Isaac aqui explica como o bom judeu, atrasado na véspera do sábado, pode levar sua própria carga, e assim salvar a sua consciência. O viajante deve avaliar cada passo, e assim medir o percurso em fases de quatro cúbitos.
.......
Embora, desde a destruição do Templo do Sinédrio deixou de existir, os quatro tipos de pena capital não deixaram de afirmar-se. Se um homem incorre na pena de morte por apedrejamento, ele está no curso da Providência e quer punido por uma queda fatal de um telhado ou morto por alguma besta de rapina; se ele próprio tem se exposto (65) à pena de morte por queima, acontece o que ele quer é queimado até à morte no final ou mortalmente picado por uma serpente; se a sanção da lei é que ele deve ser decapitados por sua ofensa, ele encontra a sua morte, quer do Governo oficial ou pela mão de um assassino; se a pena é estrangulamento, ele tem a certeza de ser afogados ou sufocados.


Sanhedrin, fol. 37, col. 2.
.......
Quando uma pessoa está em um estado de apreensão e não pode compreender a causa (a estrela que presidiu ao seu nascimento e seu gênio sabem tudo sobre isso), o que ele deve fazer? Deixe-o saltar de onde ele está quatro cubitos, ou então deixá-o a repetir, "Escuta, ó Israel", etc (Deut.VI. 4), ou se o local é impróprio para a repetição das Escrituras, para deixá-lo balbuciar ele próprio, "A cabra no matadouro é mais gorda do que eu."


Ibid., fol. 94, col. 1.
.......
Está escrito em 2 Chron.XXXIII. 7, "Uma imagem esculpida;" e, mais uma vez, está escrito no versículo 19, " imagens de escultura". Rabino Yochanan disse: "Na primeira que ele fez a imagem com uma cara, mas depois que ele a fez com quatro - quatro, de modo que a Shechinah pudesse vê-lo a partir de qualquer ponto e, assim, ser exasperada."


Ibid., fol. 103, col. 2.
.......
Moisés proferiu quatro sentenças sobre Israel, mas quatro profetas as revogaram: -(1.) Primeiro disse Moisés (Deut. XXXIII. 28), "Israel, em seguida, deve habitar em segurança sozinho;" então veio Amós e a colocou de lado(Amos VII. 5) ", Cessa, eu suplico-te", etc, e, em seguida, é escrito (versículo 6), "Isto não deve ser, diz o Senhor." (2.) Primeiro disse Moisés (Deut.XXVIII. 65), "Entre essas nações tu não encontrarás nenhuma facilidade;" veio em seguida, Jeremias e colocou esta sentença (Jer.XXXI. 2), "Mesmo Israel mesmo, quando eu o fizer descansar.. " (3.) Primeiro Moisés disse (Exod. XXXIV. 7), "Visitando as iniqüidades dos pais sobre os filhos;" veio em seguida, Ezequiel e definir (Ezek.XVIII. 4), "A alma que pecar, essa deve morrer. " (4.) Primeiro Moisés disse (Lev.XXVI. 38), "E vós devem perecer entre os pagãos," e depois veio reverter isto Isaías (Isa.XXVII. 13), " E será naquele dia que se tocará uma grande trombeta, e deverão vir aqueles que estavam prestes a perecer. "


Maccoth, fol. 24, col. 1.
.......
Quando Akavyah ben Mahalalel apareceu para as quatro halachahs contradizendo a sentença do sábio, em um determinado ponto importante da Lei ", se reatrate," eles disseram, "e vamos promover-te, a presidente do tribunal." Pelo que ele respondeu, "Eu prefiro ser chamado de tolo todos os dias da minha vida do que ser julgado ímpio por uma hora diante D´Ele que é Onipresente."


Edioth, chap. 5, mish. 6.
.......
Deixa tua casa ser aberta em direção ao sul, a leste, a oeste e ao norte, assim como Jó, que fez quatro entradas para sua casa, a fim de que os pobres pudessem encontrar entrada sem problemas a partir de qualquer lugar do qual pudessem vir.


Avoth d'Rav. Nathan, chap. 7,
.......
Rabbah, uma vez viu um monstro do mar no dia em que pariu, e era tão grande como o Monte Tabor. E como é grande monte Tabor? Seu pescoço era de três milhas de comprimento, e onde estava a cabeça de uma milha e meia. Seu estrume chegou até o Jordão , como diz Rashi, suas águas lavaram-lo.


Bava Bathra, fol. 73, col. 2.
.......
Shemuel disse: "Sabemos de remédios para todos os males exceto três:-O induzido por tâmaras verdes num estômago vazio; o induzido usando uma corda de linho húmido em volta da cintura; e a induzida por adormecer após as refeições sem ter caminhado uma distância de pelo menos quatro cúbitos. "


Bava Metzia, fol. 113, col. 2.
.......
As cinco vezes repetidas "Bendizei ao Senhor, ó minha alma" (Ps. CIII. CIV.), Foi dito por David tanto com referência a D´us e da alma. Como D´us preenche todo o mundo, para não encher a alma de todo o corpo; como D´us vê e não é visto, de modo a alma vê e não é vista; como D´us nutre todo o mundo, de modo que alimenta a alma de todo o corpo; como D´us é puro, assim também é a alma pura; como D´us habita em segredo, o mesmo acontece com a alma que habita em segredo. Por possuir essas cinco propriedades, louvor a Ele a quem estes cinco atributos pertencem.


Berachoth, fol. 10, col. 1.
.......
Cinco coisas têm um sexagésima parte de cinco outras coisas: -fogo, o mel, o sábado, dormir e sonhos. O fogo é um sexagésimo do inferno, mel um sexagésimo do maná, o sábado (67) uma sexagésimo parte do mundo vindouro,dormir a sexagésima parte da morte, e um sonho a sexagésima parte da profecia.


Berachoth, fol. 57, col. 2.
.......
Há cinco coisas fracas que são uma fonte de terror para o forte: “O mosquito é um terror para o leão, a mosca é um terror para o elefante, a vespa Ichneumonoidea é um terror para o escorpião, o Muscicapídeos são um terror para a águia, e o espinho é um terror para o leviatã”.


Shabbath, fol. 77, col. 2.
.......
Estes cinco devem ser mortos, mesmo sobre o sábado:- A mosca do Egipto, a vespa de Nínive, o escorpião de Hadabia, a serpente da terra de Israel, e o cachorro louco em qualquer lugar.

Ibid., fol. 121, col. 2.
.......
Cinco coisas que Canaã ensina seus filhos: "amar um ao outro, cometer roubo, práticar libertinagem, a odiar os seus mestres, e não para falar a verdade.


P'sachim, fol. 113, col. 2.
.......
Cinco coisas que estavam no primeiro Templo que não estavam na segundo: "A arca e a sua cobertura, com o querubim; o fogo; a Shechinah; o Espírito Santo, e o Urim e Thummim.


Yoma, fol. 21, col. 2.
.......
Cinco coisas que são ditas a respeito do cachorro louco:-Sua boca abre grandemente, escorrendo a sua saliva, caem suas orelhas para baixo, o rabo é enrolado entre as suas pernas, e ele caminha acuado ao longo da lado da estrada. Rav diz que a loucura de um cão é causada por bruxas se divertindo com ele. Samuel diz que é porque um espírito maligno fica sobre ele.


Ibid., fol. 83, col. 2.
.......
Quando um homem noiva com uma de cinco mulheres, e não lembra qual das cinco é, ao mesmo tempo cada uma delas sustenta que tem o direito do noivado, então ele é obrigado a dar a cada uma carta de divórcio, e distribuir o dote devido a uma entre todas elas. Esta decisão está de acordo com o rabino Tarphon, mas Rabi Akiva sustenta que ele deve não só dar um divórcio, mas sim dar a cada uma o dote legal, caso contrário, ele falha em seu dever.

Yevamoth, fol. 118, col. 2.
.......
Quando uma pessoa que tenha roubado um entre cinco que não se lembra qual dos cinco foi que ele tinha roubado, e cada um alega ter sido a vítima do roubo, então ele (68) divide, os bens roubados (ou o valor do mesmos ), entre todos eles, e sega o seu caminho. Como diz o rabino Tarphon rabino,mas Rabi Akiva, alega que o réu não é desta forma totalmente absolvido, ele tem que restaurar para cada um e a todos o valor integral do saque.


Yevamoth, fol. 118, col. 2.
.......
Essas coisas são ditas relativas ao alho: "Ele nutre, ele brilha interiormente, ele ilumina a tez, e aumenta a virilidade. Alguns dizem que é um filtro para o amor, e que extermina ciúmes.


Bava Kama, fol. 82, col. 1.
.......
Cinco coisas que causam esquecimento: -usar do que foi mordido por um rato ou um gato, comendo um coração de bezerro, uso habitual de azeitonas, água potável, que tenha sido usada para lavar, e colocar os pés um sobre o outro enquanto toma banho.


Horayoth, fol. 13, col. 2.
.......
Cinco coisas restauram a memória novamente:-pão assado sobre carvões, ovo macio cozido sem sal, uso habitual de azeite, vinho saboroso, e abundância de sal.


Ibid.
.......
Quem não aplaude o noivo de cuja refeição do casamento ele paraticipou transgride contra as cinco vozes (mencionadas em Jer. XXXIII. 11): - "A voz de gozo, a voz da alegria, a voz do noivo, e a voz de a noiva, a voz dos que devem dizer: "Louvado seja o Senhor vos de Hostes'."


Berachoth, fol. 6, col. 2.
.......
Monte Sinai tinha cinco nomes :-( 1). deserto de Zin, porque nele os israelitas foram mandados a respeitar a Lei; (2). deserto de Kadesh, porque nele os israelitas foram consagrados a receber da Lei; (3. ) deserto de Kedemoth, porque lá foi dada a precedência de Israel sobre todas as outras nações; (4). Deserto de Paran, porque ali os israelitas foram fecundos e se multiplicaram; (5). Deserto do Sinai, por causa da inimizade que veio a ser sentida pelos gentios. Foi denomindado Horeb de acordo com o rabino Abhu, porque dele desceu a destruição aos gentios.


Shabbath, fol. 89, cols, 1, 2.
.......
Mar (o mestre) disse, "Da madrugada para o aparecimento do sol é cinco milhas." Como isso é provado? Está escrito (Gen. XIX. 15), "Quando a alvorada surgiu os anjos apressaram Lot;" e é adicionado (versículo 23), "O sol (69) subiu sobre a terra quando Lot entrou em Zoar." E Rav Chanena disse, "eu já vi esse lugar, e a distância é de cinco milhas."


P'sachim, fol. 93, col. 2.
.......
Aquele que cozinha no leite o nervo isquiático num festival anual, deve ser punido cinco vezes quarenta chibatadas menos uma:- Por cozinhar o tendão, por comer o tendão, por cozinhar carne no leite, por comer carne cozida no leite, e de iluminar o fogo.


Baitza, fol. 12, col. 1.
.......
Para este mesmo dia este tendão é extraído da perna de todo o animal antes que seja permitido para um judeu para comê-los. Esta operação, em linguagem popular, é denominada porging.
.......
Os mistérios da Lei não devem ser comunicados exceto para aqueles que possuem as faculdades desses cinco em combinação: - "O capitão de cinqüenta, e o homem honrado, e o conselheiro, o astuto artífice, e o eloqüente orador" ( ver Isa.III. 3).


Chaggigah, fol. 13, col. 1.
.......
"Capitão de cinqüenta.” Isto deve ser lido, não “capitão de cinqüenta”, mas o “comandante de cinco”, ou seja, que sabia como usar a cinco quintos da lei (ou Pentateuco).


Ibid., fol. 14, col. 1.
.......
Cinco características foram atribuídas ao fogo sobre o altar:- É assentado como um leão, brilha como o sol, era sensível ao toque, consome líquidos como se fossem materiais secos, não causa fumaça.


Yoma, fol. 21, col. 2.
.......
Como é que a palavra significando " E eu serei glorificado", ocorre na Hag. I. 8, sem a letra que é o símbolo para cinco, porém, é lido como se essa letra estivesse lá? Ela indica a ausência de cinco coisas no segundo Templo que estavam presentes no primeiro, (1.) A arca, ou seja, o propiciatório do querubim; (2.) O fogo do céu sobre o altar; ( 3.) a presença visível; (4.) Espírito Santo (da profecia, diz Rashi), e (5.), o Urim e Thummim.

Ibid.
.......
Continua em breve

Nenhum comentário: